
-
Definir a estratégia
Como vimos na nossa introdução, uma das maiores falhas do empresariado brasileiro como um todo é a falta de planejamento. Dessa forma, os gestores adotam uma postura reativa diante dos desafios, em vez de assumirem o controle para atuar proativamente, antevendo suas necessidades, realizando projeções para o futuro, entre outras coisas.
-
Organização do espaço físico
Certamente, outro ponto que requer total atenção do varejista é a organização do espaço físico da loja. Por sinal, a disposição incorreta de móveis, mostruários e até mesmo a localização equivocada do trocador podem interferir diretamente na escolha final do consumidor. Sim, esse assunto é tão importante que merece um capítulo próprio.
-
Controle de estoque
Sem dúvidas, esse é um dos pontos mais importantes do nosso material. Uma boa gestão de estoques é o grande diferencial das empresas realmente sustentáveis, afinal, ela pode gerar impactos positivos não só nas finanças, como também nas vendas.
-
Gestão financeira
A gestão financeira será o último ponto a ser avaliado e, por sinal, é tão importante quanto o controle de estoques. Como vimos na introdução do nosso material, metade das empresas brasileiras fecham as portas antes mesmo de completarem quatro anos de existência, e o motivo, na maioria dos casos, é a falta de planejamento financeiro.